filmes e sinopses


A HISTÓRIA DE UM MINEIRO, de Gabriel Mondlane & Nic Hojmeyr


Joaquim, mineiro moçambicano a trabalhar na África do Sul, descobre que contraiu o HIV e decide voltar a casa 4 anos depois da sua última visita para dizer à sua primeira mulher e aos restantes familiares que é sero-positivo.

Realizador: Gabriel Mondlane & Nic Hojmeyr,
Produção: João Ribeiro & Rehad Desai
Duração 30 a 60 minutos
VO: Português


 
PARAGEM, de Fórum Kugoma

Paragem é um filme sobre a crise dos transportes em Maputo – os realizadores impregnam a película do semblante preocupado de muitos moçambicanos que vêem o esforço diário, na luta contra a pobreza, reduzido a nada pela inoperância do sistema de transportes.

Produção: Fórum Kugoma  e ASF
Este filme é de realização colectiva pelos formandos que participaram no KUGOMA 2011
Origem: Moçambique  Gênero: Documentário  Ano: 2011  Duração: 8 minutos


 
O TEMPO DOS LEOPARDOS, de Zdravko Velimrovič 

Moçambique 1971, um grupo de insurgentes, liderado por Pedro (Santos Mulungo), luta contra o colonialismo português. Quando Pedro é capturado, seus seguidores invadem o quartel e salvam muitas vidas. Sua vitória, no entanto, é de Pirro ou seja " vitória inútil".
Baseado numa história real, o Tempo dos Leopardos foi co-produzido pelo Instituto Nacional de Cinema de Moçambique e pela Avala Film uma  empresa jugoslava.
Ano: 1985    Duração: 95'  Género: Drama

 
MALHA, de Mickey Fonseca e Pipas Forjaz

Ermelinda é uma enfermeira do Hospital Central de Maputo. Cansada de ser violentada pelo seu  marido Jerry, um agente imobiliário, ela decide deixá-lo mesmo depois de descobrir que está grávida. No xapa que a leva a casa para pegar seu filho e, finalmente, deixar Jerry, acontece algo que questiona a sua decisão e  personalidade.

Realizador Mickey Fonseca; produtor e director  Pipas Forjaz;  Actores Principais Mário Mabjaia, Edna Jaime, Azagaia.

 
O VENTO SOPRA DO NORTE, de José Cardoso

O período pós II Guerra Mundial marcou o início das lutas pelas independências de muitos países da África. Portugal teimava em manter um império colonial que incluía, entre outros países, Moçambique. Entre as estratégias de manutenção das colónias os portugueses criaram uma máquina de opressão treinada para “esmagar” qualquer tipo de revolta. É por esta razão que em 1960 se deu o massacre de Mueda, em 1967 o de Wiriamo, entre outras atrocidades do regime colonial.
“O Vento Sopra do Norte” é um projeto cinematográfico que regista este momento da história de Moçambique. O enredo debruça-se sobre os últimos momentos da ocupação colonial que o autor fixou em 1968. As cenas relatam o progressivo desenvolvimento da guerra de libertação de Moçambique, o sentimento generalizado de descrença, de confusão e pânico que se instalava entre os colonos e o início da fuga generalizada para a metrópole.
A redação do guião levou cerca de um ano. A produção envolveu todos os técnicos do Instituto Nacional do Cinema (INC). O filme foi financiado na totalidade pelos fundos do INC. 
 
Ano:  1987, Duração: 100 min, Diretor: José Cardoso,  Gênero: Ficção Elenco: Lucrécia Paco, Gilberto Mendes e outro



MARRACUENE, de Licínio de Azevedo

Uma vila abandonada por seus moradores, símbolo de um país destruído pela guerra. Todas as noites os habitantes de Marracuene fogem à morte escondendo-se em buracos, refugiando-se na capital ou do outro lado do rio.



MOÇAMBIQUE: NO OUTRO LADO DO TEMPO, por Beja Filmes


É uma coletânea de imagens únicas, inéditas e inesquecíveis referentes ao início dos anos 70 em Moçambique, uma biografia Histórica uma parte da vida do País.



         NLHOMULO : Traços de violência, de Diovargildo Chauque, Moçambique, 2012, 50`` 

Nlhomulo, traços de violência é um filme que aborda  sobre a violência doméstica, com a particularidade de trazer este tema numa perspectiva,  bastante diferente do comum.
A violência psicológica e social com um toque de humor e uma linguagem acessível ao público para que foi destinado.


Sem comentários:

Enviar um comentário